Comando Terra Firme realiza ação social para doação de sangue

J.N. | 12:24 | 0 comentários

O comando Terra Firme da torcida Remista realiza mobilização para doação de sangue entre integrantes da organizada e moradores da comunidade. A ação nasceu da necessidade da mãe de um torcedor amigo, que passará por cirurgia e precisará de aproximadamente nove unidades de hemoderivados. Desde a sexta-feira, 20, dez doadores voluntários já passaram pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Nesta segunda-feira, 23, o hemocentro recebeu a visita de mais nove torcedores doadores.

Participante da torcida há mais de 15 anos e coordenador da Remista no bairro, Rener Araújo Ribeiro, 35, disse que o grupo já é parceiro do Hemopa em muitas ações, a mais recente foi o Carnaval. “Não poderíamos deixar a mãe de um amigo sem socorro e falamos com as pessoas para que ajudassem também”.

Doador há cinco anos, do tipo sanguíneo “O” Positivo, Rener Ribeiro sabe muito bem da importância de doar. “Já doei sangue no sábado e minhas outras doações sempre foram de forma voluntária. Nunca saberemos quando vamos precisar, por isso ajudar quem precisa é fundamental. É até um estímulo para que mais pessoas façam igual”, declarou o torcedor.

Trabalhador da construção civil e integrante da torcida há 14 anos, Joel da Trindade Souza, 29, atendeu ao apelo dos amigos e se uniu ao grupo para doar. Ele realizou sua segunda doação. “As pessoas têm que vir doar, pois podem precisar também. Eu estou doando sangue porque sei que vai ajudar alguém. Me sinto feliz por salvar vidas”, afirmou o apaixonado torcedor do Clube do Remo.


Para a assistente social do hemocentro, Lilian Bouth a iniciativa da torcida é muito bem-vinda. Ela considera importante o envolvimento de familiares e amigos de pacientes na doação. “É bastante positivo, porque auxilia na manutenção do nosso estoque e sensibiliza a comunidade para a questão da doação de sangue”, comemorou a técnica.


Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. Menores só podem doar com a autorização dos pais. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Category: ,

0 comentários

Mensagens de vacilões, serão excluídas!

Publicidade!

Descubra Agora